Bom, o que é a ignorância musical?
É simplesmente o fato de você se limitar à ouvir somente o que a mídia mostra do cantor, ou somente o que é ouvido do cantor pela maioria.
Uma grande consequência desse ato é que: Como é do gosto da maioria, você já está se rebaixando, afinal, a maioria não é exemplo pra ninguém. Por exemplo, todo mundo que se diz gostar de Capital Inicial conhece "À sua maneira" mas poucos conhecem "Leve desespero" ou até mesmo "Fátima", grande herança do Aborto Elétrico.
Muitos também juram amar Legião Urbana e conhecem apenas "Pais e Filhos" ou "Que país é Esse" e sequer ouviram falar de " O teatro dos vampiros" ou "Baader-Meinhof Blues".
O grande problema de fazer parte desses ignorantes musicais é que existe uma coisa chamada MUSICA COMERCIAL; sabe o que é?
Bom, infelizmente o capitalismo está aí. Não é segredo, nem novidade pra ninguém. Por isso muitos artistas criaram as suas músicas comerciais, que são as músicas mais simples, criadas pra fazer sucesso geral, para mostrar o que a galera queria ouvir, o que toda a rapaziada tava querendo ver de melodia e letra.
Exemplos de músicas comerciais: Natasha - Capital Inicial, Olhos Certos - Detonautas, Malandragem - Cássia Eller, Exagerado - Cazuza, Deixa a vida me levar - Zeca Pagodinho, Vida loka - Racionais...
E por ai vai. Lembrando que são todas exelentes músicas.
A grande conseqüência disso é que, os ignorantes tem a capacidade de ouvir apenas as músicas da moda, da mídia. Não se interessam em procurar mais sobre o cantor ou letrista, e acabam ficando somente com uma imagem sobre tal. Apenas a imagem divulgada pelas outras pessoas e terceiros.
O NOME DISSO É IGNORÂNCIA.
Tirando como exemplo Vida Loka do Racionais, é uma música que fala da realidade do cantor, porém quem ouve essa música, que é a mais conhecida do grupo Racionais, vai tirar uma imagem de bandidagem, e dizer que TODAS as músicas do Racionais só falam de crime. Ao invés de se aprofundar e descobrir a grandeza poética do letrista Mano Brown, em músicas como: Nego Drama ou Jesus Chorou. (VEJA EXEMPLO NA POSTAGEM ANTERIOR)
Pois então lhes digo, aprendam admirar o cantor como um todo, antes de criticá-lo ou criar um pre-conceito sem conhecer seus demais trabalhos.
Se torne um Crítico dígno. E não um ignorante musical.
FAVATTO FILHO, Antonio Silvio
Nenhum comentário:
Postar um comentário